VENTOSATERAPIA
A Ventosaterapia consiste no tratamento com ventosas, que são cúpulas das quais se retira o ar gerando vácuo e aumentando a circulação sanguínea em uma área específica, além de liberar as toxinas existentes no sangue.
A terapia com ventosas está associada à Medicina Tradicional Chinesa, embora diversas culturas utilizem do tratamento para o alívio de tensões e dores musculares, eliminação de pontos gatilho, cefaléia, desintoxicação do organismo, compensação da pressão arterial e relaxamento do corpo e mente em geral.
Nessa terapia, são utilizadas ventosas, semelhantes a pequenos copos de vidro ou acrílico que realizam pressão negativa (efeito de vácuo) sobre a pele, fazendo com que ela seja “sugada”.
Esse vácuo aplicado em pontos estratégicos tem aplicações terapêuticas, de relaxamento e estéticas. E é comumente associado a outras técnicas para potencializar resultados.
Indicações da Ventosaterapia
Do ponto de vista terapêutico, a Ventosaterapia contribui para a melhora da circulação sanguínea, aumento da imunidade e na analgesia de dores musculares crônicas ou agudas.
Por essas características ela vem sendo muito procurada por atletas de alto rendimento, ou mesmo atletas amadores, que treinam com intensidade.
Ficaram famosas as imagens do nadador americano Michael Phelps (foto) disputando diversas provas nas Olimpíadas, ainda com as marcas das ventosas, com o intuito de diminuir dores e melhorar o rendimento.
As aplicações estéticas são para o tratamento de celulites (até em função da melhora da circulação sanguínea) e em protocolos de emagrecimento ou tratamento de gordura localizada, asssociado a outras técnicas.
E independente do objetivo, essa terapia promove sensação de bem-estar geral e relaxamento.
O Procedimento
A sessão de Ventosaterapia tem duração de 60 minutos.
Ela começa com uma breve entrevista e avaliação para que o terapeuta conheça as queixas e o perfil do paciente.
As ventosas podem ser aplicadas de forma estacionária (estática) em um determinado ponto, ou utilizando movimentos de deslizamento (sobretudo em protocolos estéticos).
Usam-se óleos corporais para facilitar o deslizamento.
O vácuo é criado com o uso de uma bomba manual ou então aplicação de uma pequena chama de um chumaço de algodão embebido em álcool que consome o oxigênio do interior da ventosa.
É possível controlar o nível de sucção das ventosas. Em níveis baixos, o procedimento não causa dor. Em níveis mais elevados ou dependendo do comprometimento do órgão afetado, pode ser mais dolorido.
As ventosas são aplicadas nos pontos de dor ou nos órgão mais exigidos nas atividades físicas.
Já para uso terapêutico, são utilizados os pontos da acupuntura e meridianos da MTC, localizados ao longo da coluna vertebral.
As ventosas permanecem em média 10 minutos em cada ponto.
As marcas deixadas pelas ventosas nesses pontos, em função da coloração, funcionam inclusive como ferramenta de diagnóstico de órgãos com falta de energia ou que apresentam desequilíbrio de energia, em que ela fica estagnada, sem circulação.
As marcas das ventosas podem permanecer por até 15 dias. E não devem ser expostas ao sol enquanto estiverem visíveis.